Música

O Centro Social da Ericeira estabeleceu uma parceria com a Academia de Música Sinfonias apresentando o projecto “Sinfonias do coração”. Este projeto tem como propósito proporcionar aos alunos da Creche e do Jardim de Infância a vivência e a aprendizagem da música.

O gosto pela música é algo natural nas crianças mesmo antes do nascimento. As crianças gostam de cantar, ouvir sons, canções, tocar instrumentos ou simplesmente ouvir música. A criança deve ser sensibilizada e conduzida para o mundo dos sons. A música é a linguagem universal mais completa.

 

 

 

 

 

 

A música é uma mais-valia na formação da pessoa quer a nível emocional, físico, comportamental, intelectual, estético e psicológico. Ao nível do desenvolvimento de competências cognitivas a música ajuda na criação de ferramentas para o cálculo mental, a memória, a concentração, os conceitos abstratos, a disciplina, a interação social, a aprendizagem cultural de costumes e tradições e a interculturalidade.

 

As aulas de música terão sempre como base a comunicação do professor de música com o educador promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho em conjunto.

As atividades durante as aulas terão recorrentemente o uso da voz, corpo e de instrumentos convencionais e não convencionais. Serão seguidas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar:


Identificar e descrever os sons que ouve (fenómenos sonoros/música) quanto às suas características rítmicas, melódicas, dinâmicas, tímbricas e formais;

Interpretar com intencionalidade expressiva-musical: cantos rítmicos (com ou sem palavras), jogos prosódicos (trava-línguas, provérbios, lengalengas, adivinhas, etc.) e canções (de diferentes tonalidades, modos, métricas, formas, géneros e estilos);


Elaborar improvisações musicais tendo em conta diferentes estímulos e intenções utilizando diversos recursos sonoros (voz, timbres corporais, instrumentos convencionais e não-convencionais);


Valorizar a música como factor de identidade social e cultural.