Pastoral – Cuidar da interioridade, do todo

Uma educação cristã que radica numa espiritualidade legada por Luiza Andaluz.

O esforço educativo das equipas pedagógicas vai além do desenvolvimento cognitivo e das competências, e aposta no desenvolvimento humano integral, em que a dimensão espiritual é também trabalhada.

O Despertar da Fé é dinamizado pelas equipas de sala, sendo que ao longo do ano existem propostas de actividades que são vivenciadas de forma mais colectiva e fora da dinâmica de sala, nomeadamente o Advento, o Natal, o Dia dos Reis, o dia de Luiza Andaluz, a Quaresma e a celebração da Última Ceia.

Patriarcado de Lisboa
Por amor, Deus criou o mundo

Todos os anos, o sector da catequese do Patriarcado de Lisboa apresenta uma proposta educativa do Despertar da Fé, na qual o CSE adapta à realidade presente.

A temática a desenvolver pelo Despertar da Fé ao longo deste ano de 2020-2021, assenta na experiência da fé de que tudo o que existe, tem a sua origem em Deus. Tudo o que fez, a terra, o céu, o mar, as plantas, os animais e as pessoas, tudo é bom, porque tudo foi criado por amor. Impunha-se, portanto, criar uma proposta pedagógica que apresentasse o tema e o imaginário às crianças.

Ela tem os seguintes objetivos:

  • 1. Maravilhar-se perante a criação, na qual tudo é muito bom;
  • 2. Descobrir que Deus Pai tudo criou por amor
  • 3. Descobrir que todos estamos interligados

A proposta está estruturada em três encontros, a realizar ao longo do mês de novembro. Eles articulam-se entre de si de modo a introduzir progressivamente as crianças nos diferentes elementos que compõem o tema.

Narrativa da criação contada às crianças, História «No princípio» – video disponível no seguinte link.
Trabalho com as famílias – video disponível no seguinte link.