Jardim de Infância – Pré-escolar:
Um tempo de experimentar e começar a compreender o que nos rodeia

O jardim é um tempo de experimentação e de intensificação da socialização.
Respeitar e valorizar as características individuais de cada criança, a sua diferença, constitui a base de novas aprendizagens. (OCEPs, 2016). Assim, deve partir-se do que a criança já sabe para a realização de novas aprendizagens.
As crianças começam também a perceber melhor as diferentes interacções com os outros e com o que as rodeia, e a criar laços de maior proximidade e cumplicidade com os seus pares e também com os adultos.

Actividades

Ao longo do ano são desenvolvidas múltiplas actividades que visam o desenvolvimento de competências específicas por parte das crianças em três grandes áreas de conteúdo (Formação Pessoal e Social, Expressão e da Comunicação, Conhecimento do Mundo).

No Centro Social da Ericeira são desenvolvidas diferentes actividades em que se valoriza a relação humana com a criança e a promoção de aprendizagens ao ritmo da criança

  • Despertar da Fé
  • Hora do Conto
  • Idas à praia | Passeios
  • Brincadeira | Jogos
  • Exploração de livros, imagens e fotografias
  • Colagem | modelagem
  • Pintura | desenho
  • Educação Física (Com uma professora externa)

Para além das actividades específicas desenvolvidas em cada sala há várias actividades comuns relacionadas com o Projecto Pedagógico Bem-Fazer.

Equipa

Coordenadora Pedagógica (Educadora)

Assistente Social

Psicóloga

Educadoras de Infância

Ajudantes de Acção Educativa

Família

Os pais são os principais motores na educação das crianças. Por isso privilegiamos o contacto directo e diário com os pais para partilhar pequenas coisas do dia-a-dia das crianças, esclarecer dúvidas e dar confiança aos pais no seu papel de educadores. Os pais são convidados a vir à instituição em momentos festivos e durante o ano dinamizando alguma actividade específica para as crianças.

Salas

3 salas de 3 anos
3 salas de 4 anos
3 salas de 5 anos