FAQS

O Centro Social da Ericeira é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) fundada em 1946 pela Congregação das Servas Nossa Senhora de Fátima. Actualmente o Centro tem duas respostas sociais específicas na área da infância: Jardim de Infância e Creche.

O CSE é uma IPSS. As IPSS em Portugal procuram, através de uma relação de proximidade à população e de cooperação com o Estado, dar resposta a situações de emergência social e apoiar os cidadãos mais vulneráveis.

O CSE procura apoiar as famílias residentes na Ericeira e freguesias limítrofes com crianças com idades entre os 4 meses e os 6 anos.

O CSE como IPSS providencia o acesso a bens e serviços de apoio social a pessoas que não têm capacidade de os pagar por um valor que cubra o respectivo custo.

Desta forma a mensalidade é calculada tendo em consideração o rendimento per capita do agregado familiar. As mensalidades são atribuídas pela Direcção, atendendo à situação socioeconómica da família e tendo em conta o princípio dos escalões per capita.

As mensalidades são revistas anualmente.

Mais informações da fórmula de cálculo encontram-se nos Regulamentos Internos das respostas sociais.

O CSE é tutelado pela Segurança Social, pelo que o número de crianças a admitir em cada ano está dependente do número de crianças/capacidade fixada em parecer técnico emitido pelo ISS, I.P., para cada sala/faixa etária.

 

São critérios de prioridade na admissão dos utentes:

  1. Crianças em situação de risco;
  2. Filhos de colaboradores;
  3. Irmãos a frequentar a Instituição;
  4. Ausência ou indisponibilidade dos pais em assegurar os cuidados básicos;
  5. Proximidade de residência ou local de trabalho dos pais;
  6. Família monoparental ou numerosa;
  7. Baixos recursos económicos do agregado familiar;
  8. Necessidade de convívio, socialização e recomendação médica;
  9. Situação encaminhada pelos Serviços da Segurança Social, Hospital, Intervenção Precoce;
  10. Filhos de pais bombeiros;
  11. Data da inscrição.

É realizado um desconto na mensalidade base no valor de 10%, no irmão mais velho.

O CSE procura dar resposta a todas as pessoas e tem em consideração a sua situação económica no cálculo das mensalidades. Para além disso, as famílias com maiores dificuldades económicas são acompanhadas pelo nosso Gabinete de Serviço Social em articulação com entidades parceiras locais.